Olá Amigos TSBloggers!
A série diferenciada está baseada na tentativa de otimizar o treinamento de praticantes de musculação que possuem certa experiência.
As variáveis que fazem parte desse método de treinamento são: alteração do gesto motor, carga aplicada, velocidade, posição inicial e final, ordem a ser trabalhada entre grupos menores e maiores.
Sobre a alteração de velocidade, é preciso sim acelerar a velocidade, porem deve-se ter cuidado para não exagerar, pois isso levaria a perda de controle do movimento e consequentemente levar até a lesões graves.
Quando se treina durante muito tempo a mesma série, com o mesmo número de repetições, você pode apenas alterar a velocidade de execução do movimento, variando para menos ou para mais, devendo apenas não exagerar na realização de movimentos muito lentos ou muito rápidos.
Apenas a alteração de velocidade estimulará o sistema energético e, possivelmente, mais fibras rápidas (fibras brancas). O certo é sempre estimular seus músculos e, para gerar estímulos, nada melhor do que alterar tudo dentro do treinamento.
da mesma forma devemos também treinar em velocidades baixas, tanto na fase concêntrica, quanto na fase excêntrica, pois serão mais dois estímulos diferentes para seus músculos. Portanto o mais correto é variar entre velocidades baixas e altas. Esse será o segredo para gerar mais hipertrofia. Porque variando os estímulos você dará novas chances para seus músculos crescerem.
Sobre a alteração da posição inicial e final, devemos observar que em cada grau articular temos a capacidade de gerar mais ou menos força, independente da condição física do praticante.
Sabendo que em cada ângulo temos maior ou menor capacidade de gerar força, significa que, se variarmos as posições finais e iniciais, estaremos gerando estímulos diferentes. Concluindo:
- Não treine sempre o mesmo método de treinamento;
- Não utilize sempre o mesmo tipo de série;
- Não existe o melhor método de treino;
- O melhor método sempre será aquele que aplica melhor a fase de treinamento em que você se encontra;
- A hipertrofia não é o método de treinamento e, sim, consequência de um treinamento;
- Com isso podemos variar sempre, porque nunca sabemos ao certo os melhores estímulos para ter ganho de massa em cada indivíduo;
- Quer melhorar seu físico? Então saia das receitas tradicionais de bolo!
Por último vamos falar sobre a polêmica se devemos treinar grupos maiores ou menores primeiro. Não tem ordem, depende dos seus objetivos, se você quer estressar grupos menores, então treine primeiro os grupos maiores, pois os menores participam indiretamente, e em seguida treine isoladamente os menores. Da mesma maneira com os grupos maiores.
A grande verdade é que basta ter o conhecimento científico e muita criatividade, além de tornar o treino menos monótono.
Nenhum comentário:
Postar um comentário