Olá Amigos TSBloggers!
Uma das grandes discussões dentro do trabalho com pesos reside na utilização de máquinas ou pesos livres para a execução dos diferentes exercícios.
Atualmente, existem diversas máquinas que reproduzem exercícios que tradicionalmente são executados com pesos livres, sendo que, devido a este fato, a controvérsia foi iniciada.
Os adeptos da utilização de pesos livres alegam que estes reproduzem com maior fidelidade as situações atléticas dos diferentes esportes, já que a musculatura agonista (a principal responsável pela execução de um movimento) terá que vencer a resistência não só no eixo de execução do movimento mas, sim, realizar o equilíbrio desta resistência nos sentidos anterior, posterior e lateral.
Esta necessidade de equilíbrio durante a execução do movimento propicia o envolvimento de outras musculaturas dentro do mesmo exercício, as quais desempenham a função de estabilização, sendo denominadas, devido sua função, de estabilizadores.
Por outro lado, isto implica em maior coordenação dos movimentos, o que necessita de uma assimilação técnica maior do que o exercício executado com aparelhos.
E caso não haja um padrão técnico adequado, os riscos de lesões durante a execução serão maiores.
As máquinas permitem, por meio de suas características, o equilíbrio da sobrecarga nos sentidos anterior, posterior e lateral, ficando a cargo do executor apenas a tarefa de vencer a resistência no eixo de execução do exercício escolhido.
Porém os pesos livres têm a vantagem de adaptarem o movimento ao arco de execução do atleta, o que permite maior rendimento biomecânico durante a realização do exercício, pois nem sempre as alavancas das máquinas adaptam-se com perfeição aos diferentes biotipos.
As máquinas também permitem um trabalho com maior isolamento em determinadas musculaturas, o que é de extrema utilidade em certas fases de treinamento e para o balanceamento da força entre diferentes musculaturas que podem estar comprometendo a performance do atleta.
Para exemplificar, podemos usar preferencialmente pesos livres para a execução de exercícios para força máxima, nos quais as necessidades de sobrecarga podem superar aos que estão disponíveis nos aparelhos. As máquinas podem ser utilizadas para trabalhos de força rápida, nos quais ocorrerá menor risco de lesões pela facilitação do movimento apresentado pelo equilíbrio da sobrecarga, limitando a execução no eixo desejado.
Concluimos que as máquinas e pesos livres apresentam vantagens e desvantagens quanto a sua utilização, sendo que ambos têm sua aplicação dentro de um treinamento cientificamente organizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário