segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Suplementos para proteção das articulações e sua composição!

Ola Amigos TSBloggers!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como agem e do que são compostos os suplementos protetores das articulações.

Na verdade é um conjunto de lubrificantes naturais das juntas e articulações. São ricos em glucosamina, condroitina, cálcio e fósforo que dão ao tecido uma função de mola biológica capaz de resistir a forças de alta compressão, facilitando o movimento e a flexibilidade das articulações, que ajuda a melhorar o desempenho de seus treinos com segurança e conforto.
São produtos indicados para todos aqueles que desejam manter suas articulações densas, fortes e saudáveis, especialmente esportistas e praticantes de treinamento resistidos, frequentemente sujeitos a sobrecargas excessivas.

Composição e Informações Técnicas

Cartilagem e Colágeno

A cartilagem de tubarão, bovina e de outras fontes animais é um tipo de tecido conectivo composto de mucopolissacarídeos, substâncias protéicas, cálcio, enxofre e colágeno. O colágeno é uma das proteínas mais encontradas em tecidos conectivos, incluindo cartilagem, osso e pele.

O colágeno ou gelatina, como conhecemos, é a classe mais abundante de proteínas do organismo humano e representa mais de 30% de sua proteína total. Estas proteínas são formadas por diversos tipos de aminoácidos de origem animal. No corpo humano, o colágeno desempenha várias funções, como por exemplo, unindo e fortalecendo os tecidos. Com o passar do tempo o corpo pode sofrer algumas privações desata substância, principalmente na alimentação atual, muitas vezes carente de vitaminas e proteínas.

A deficiência de colágeno no organismo denomina-se colagenoses, acarretando alguns problemas como má formação óssea, rigidez muscular, problemas com o crescimento, inflamação nas juntas musculares, doenças cutâneas, entre outros.

Sulfato de Condroitina

Sulfato de Condroitina consiste na repetição de cadeias de moléculas chamadas de glicosaminoglicanos (GAG). A única fonte significativa de sulfato de condroitina é a cartilagem animal. Sulfato de condroitina é um dos principais constituintes da cartilagem, fornecendo estrutura, retendo líquidos e nutrientes e permitindo que outras moléculas se movam por ela. Essa última é uma propriedade importante, pois não há fornecimento de sangue para a cartilagem. O sulfato de condroitina proporciona ao tecido uma função de mola biológica capaz de resistir a forças de alta compressão, facilitando o movimento e a flexibilidade das articulações, que ajudam a melhorar o desempenho de seus treinos com força e sem dor.

Os atletas que se utilizam do sulfato de condroitina com o objetivo de reduzir a dor nas articulações pois eles aumentam a força e a elasticidade do tecido conectivo e, dessa forma melhoram a estrutura.

Glucosamina

A glucosamina é uma parte importante da estrutura necessária ao corpo para que ele fabrique moléculas especializadas chamadas de  glicosaminoglicanos, encontradas na cartilagem.
A glucosamina não está presente em quantidades significativas na maior parte das dietas. Fontes suplementares são feitas a partir dos crustáceos ou podem ser sintetizadas. Ela está disponível de várias formas. A forma de sulfato de glucosamina (SG), estabilizada com um sal mineral, se mostrou a mais eficaz em relação a manutenção e restauração da saúde nas juntas e articulações. Por esta razão ela é a forma preferida.

Atletas afirmam que a glucosamina ajuda a reduzir a dor nas articulações. Os indivíduos fisicamente ativos e esportistas algumas vezes sofrem com o desgaste da cartilagem como resultado de anos de movimento repetitivo e uso excessivo das articulações. Frequentemente esses danos resultam em dores nos ombros, joelhos e cotovelos. A glucosamina ganhou uma enorme popularidade por causa da sua aparente capacidade de lubrificar e auxiliar na regeneração da cartilagem, dos ligamentos e dos tendões. Fortalecer o tecido conectivo ajuda a manter as articulações saudáveis e flexíveis o bastante para absorverem choques e combaterem as lesões causadas pelo treino intenso, pelos exercícios repetitivos ou pelo resultado natural do envelhecimento.

Cartilagem de Tubarão

A cartilagem de tubarão é um complexo proteico formado por proteínas, mucopolissacarídeos como o sulfato de condroitina e glucosaminoglicanos, como a glucosamina, além de substâncias minerais como o fosfato de cálcio produzido por células conhecidas como condrócitos.

A cartilagem d tubarão é considerada um dos mais famosos suplementos alimentares naturais dos últimos anos, por causa dos estudos científicos bastante promissores desenvolvidos principalmente nos estados Unidos e Cuba. A cartilagem de tubarão é um complemento nutricional de cálcio e fósforo. Muitos estudos indicam que a cartilagem de tubarão pode ajudar contra vários processos dolorosos e inflamatórios.

Os atletas e desportistas têm demonstrado um interesse maior pela suplementação com cartilagem de tubarão nos últimos anos por causa do seu efeito positivo no reparo de cartilagem danificada e, também, por sua grande concentração de cálcio.

A cartilagem de tubarão também apresenta a quantidade ideal de cálcio e fósforo para serem mais bem absorvidos pelo nosso organismo.

É isso aí pessoal, espero que tenha ficado mais clara a função, composição e importância dos suplementos que protegem as nossas juntas e articulações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt