segunda-feira, 17 de junho de 2013

O Sucesso e a Cabeça

Olá Amigos TSBloggers!

Hoje vamos mostrar cinco passos sobre como olhar para os limites e os tetos que você possa ter criado para si, e como atravessá-los rumo a outro nível, tanto na sua preparação física como na sua destreza marcial.

1º passo - Aceite a responsabilidade
" Se você pensa que é capaz, ou se pensa que não é capaz, de qualquer forma você está certo". Essa é uma famosa frase de Henry Ford que passei a ter para minha vida. Todos estamos num processo contínuo de evolução. A direção que cada processo vai tomar depende do indivíduo. Somente você pode escolher como vai pensar e como se comportar. Dessa forma primeiro você deve aceitar a responsabilidade de ser o único que controla seu destino. Aí você estará pronto para fazer progresso imediato física e mentalmente.

2º passo - Adapte seus padrões atuais
Tudo que é ligado a treinamento, tem alguma forma de padrão, ou percepção, relacionada. Quando muitos atletas fazem suas primeiras sessões de treinamento, seus padrões e percepções são radicalmente diferentes do que algumas sessões depois.
Mudar as percepções de padrão deve ser um passo para melhorar o desempenho físico e mental dos atletas, uma vez que eles tenham aceitado a responsabilidade de estar no controle. Com base nisso, qualquer coisa que você escolha não fazer por considerar difícil, só é difícil por causa da percepção que você mesmo criou. Assim que o atleta passa a pensar que "aquilo" não é tão difícil, e que um exercício "X" não é tão duro, nesse momento ele está pisando no que antes era o teto de sua percepção.
3º passo - Torne-se um atravessador de porta
É importante que os atletas passem de padrões baixos, para padrões mais elevados. Com isso quero dizer que uma certa percepção ou padrão que o atleta cria para si, passa a ser sua porta atual. O único jeito de atravessar essa porta é passar pensando nela com um nível diferente de consciência. Por exemplo, se um lutador acha que fazer agachamento com 100kg é pesado demais, então de fato é pesado. Agora se ele começar a pensar que na verdade pesado é fazer agachamento com 150kg, então os 100kg anterior já passam a parecer bem mais leve. É fundamental que estejamos sempre cruzando as portas que criamos, de forma gradativa, se constantemente elevarmos nosso teto, só o céu será o limite.
4º passo - Fique confortável estando desconfortável
Nesse caso temos que entender o que é TEP (Taxa de Esforço Percebido), esse teste serve para medir a intensidade de um mesmo exercício em pessoas diferentes. Numa escala de 0 a 20 para avaliar a dificuldade de um exercício como 100 repetições de flexões de braço. Para uma pessoa sedentária, provavelmente ele avaliará o exercício em grau de dificuldade máxima, ou seja, 20, enquanto um atleta já acostumado, deverá avaliar em 3 ou 5 o grau de dificuldade do mesmo exercício. Simplificando a TEP trata de onde você sente estar fisicamente, quão duro você é mentalmente, e qual porta você está pronto para tolerar como seu teto. O seu treinamento deve ser projetado para melhorar os seus níveis e que você possa sentir-se confortável onde antes se sentia desconfortável. O que antes era 18 em nível de dificuldade, deverá ser 12 ou 10, depende de você e sua dedicação.
5º passo - Ao trabalho
Uma imediata mudança de percepção, não significa que seu desempenho como lutador será elevado  no mesmo imediatismo. Todos devemos lembrar que as mudanças físicas ainda deverão acontecer gradativamente, e isso costuma demorar mais do que a a mudança mental.
Deve haver equilíbrio entre a mente e o corpo. Eles são totalmente inter-relacionados. Mudando sua percepção mental, você dá ao seu corpo a oportunidade de se desafiar num nível mais alto.
Neste ponto cabe a você realizar o trabalho, crie seu novo teto e trabalhe duro para logo mais estar pisando sobre ele e criando um novo nível.

Esporte é vida, pratique essa ideia!

Boa sorte e sucesso a todos!

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt