Olá Amigos TSBloggers!
Podemos separar as lesões sofridas por praticantes de Jiu Jitsu em dois grupos: contusões catastróficas e banais. As catastróficas são aquelas que acontecem num momento específico, são mais graves e na maioria das vezes afastam o atleta dos treinos. Essas lesões são mais difíceis de serem evitadas e muito mais comuns em atletas de alto rendimento. Fraturas, rupturas de ligamento e luxações graves são os exemplos mais comuns.
Já as lesões diárias são aquelas que geralmente não chamam a atenção do atleta e que curam rapidamente, apenas com o tempo ou rápida medicação. O perigo nas lesões banais está justamente no acúmulo de seguidas lesões que podem levar ao desenvolvimento de um problema crônico.
O Jiu Jitsu é um esporte que exige a cabeça do lutador, portanto se for praticado com inteligência, o Jiu Jitsu causará mínimas lesões aos praticantes.
Muitas lesões ocorrem no início da prática e por falta de experiência o aluno geralmente acaba forçando uma posição e se machucando, o segredo muitas vezes é saber ceder para vencer.
Com um pouco de esforço e observação, é fácil identificar as causas das lesões no Jiu Jitsu, e grande parte está ligada a falta de limites.
Muitas vezes, por puro orgulho os alunos não querem bater para uma posição bem encaixada, e isso poderá afastá-lo dos treinos, sendo assim é de suma importância ensinar aos alunos o respeito aos seus próprios limites do corpo. Isso ajuda também a definir o tipo de jogo que esse atleta terá no Jiu Jitsu.
Outro fator responsável por lesões é o mau casamento de duplas para os treinos. Deve-se evitar que dois atletas estabanados ou dois "rivais" treinem juntos.
Se possível também vale ter cuidados para não casar lutas de atletas com nível técnico muito diferente, pois puxar o atleta além do seu limite também pode ser um erro grave.
Partimos do princípio que homens cansados cometem erros. Quando são exigidos em níveis acima de suas habilidades, os alunos acabam tentando movimentos arriscados que os levam a situações perigosas e desnecessárias.
A falta de aquecimento apropriado é unanimidade entre as causas de lesões. O aquecimento pode ser utilizado como uma transição do corpo e da mente entre a vida fora dos tatames e o nosso aprimoramento como praticantes de Jiu Jitsu, nesse caso a meta é levar o aluno a um alto grau de concentração para a prática do esporte.
Assim como o aquecimento é importante antes dos treinos, o alongamento logo após, deve ser levado a sério. O alongamento deve ser feito como um treino para prevenção de lesões.
Para tornar o corpo mais resistente as lesões é recomendado o reforço muscular, esse trabalho por meio da musculação vai melhorar o equilíbrio, a coordenação, a força e a capacidade cardiorrespiratória.
É isso aí pessoal, espero que tenham curtido e lembrem-se que mais vale bater para uma posição bem encaixada e continuar treinando, do que ficar no estaleiro por um mês ou mais, enquanto os outros evoluem e você fica parado no tempo.
Esporte é vida, pratique essa ideia!
Até nosso próximo post. Boa sorte e sucesso a todos!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário