Análise da concorrência
Uma das partes mais negligenciadas de uma competição é a análise dos adversários. A primeira luta tende a ser a mais difícil, pois provavelmente você enfrentará alguém que nunca viu lutar antes, além disso há o nervosismo de um torneio, e a sensação de ser eliminado de primeira soa bem desagradável.
Aquecimento
Deve-se aquecer muito bem uma hora antes da primeira luta, é importante suar bastante e continuar o processo de alongamento. Nos treinos o segundo rola geralmente é mais tranquilo do que o primeiro. Isso porque o corpo já está quente e os pulmões estão preparados para o desafio. Tome cuidado com a dosagem do aquecimento, pois você quer o seu corpo aquecido e não exausto.
Plano de jogo
1- Monte um plano baseado nas suas forças
Se você joga bem por baixo, então considere começar a luta puxando o oponente para a guarda. Sinta o oponente e comece a trabalhar seus pontos fortes. O mesmo vale se você tiver boas quedas ou passagem de guarda.
2- Ritmo de luta
Nunca comece a primeira luta gastando muita energia. É importante ditar o ritmo do primeiro combate. Se você vai com tudo e seu oponente for tão bom quanto você, não sobrará nada no tanque para os próximos combates. Se ele estiver muito afoito, concentre-se nos erros dele e estabeleça posições que dêem tempo para você respirar e pensar.
Preste atenção às lutas dos seus adversários
Assistir as lutas de seus adversários é um bom caminho para iniciar um plano estratégico.
Pontos fortes do adversário
O que ele tem de forte? Tem uma guarda agressiva? É um bom finalizador? É muito importante conhecer as forças do adversário e analisar se os pontos fortes dele são as fraquezas suas. Se este for o caso é bom que tenha uma boa estratégia, ou então, estará em maus lençóis.
Fraquezas do oponente
Todos têm lacunas em seu jogo, especialmente nos primeiros níveis de competição. Gás, força, quedas, passagem de guarda. Fique bem atento as deficiências e lacunas dos seus oponentes.
Analise as finalizações
Seu oponente tem boas finalizações? No que ele é melhor? Chaves de pé, guilhotinas, chaves de braço, estrangulamento...Ao observar as lutas dele, você já terá uma real noção do que ele mais tenta fazer, assim já será possível preparar defesas e contra ataques mais eficientes.
Força Física
Ele é muito forte? Ele dominou seu oponente na base da força muscular? Se o seu adversário for mais forte, então você precisa evitar algumas posições. A sua técnica terá um papel fundamental na sua luta. Evite medir forças.
Gás
O seu adversário perde o fôlego com facilidade? Assistindo suas lutas você poderá avaliar o seu condicionamento, talvez você tenha mais fôlego, ou então pode ser que precise cadenciar mais o jogo porque ele dificilmente se cansa.
Faça um plano de jogo
Baseado nas suas observações, sempre elabore um plano de jogo. Ter um plano não apenas lhe dá melhores chances de vencer, como também lhe dá mais confiança. Quando se tem um plano não pensamos na derrota. Pensamos unicamente em levar a cabo a estratégia traçada e a vitória será a consequência de uma execução de estratégia perfeita.
Faça um plano reserva
Se você quer mesmo aumentar suas possibilidades, tenha sempre um plano B. Em vez de só assistir as lutas, ter foco e estratégia não vai ajudá-lo só a vencer, mas também a se tornar um lutador muito melhor.
Esporte é vida, pratique essa ideia!
Até nosso próximo post!
Boa sorte e sucesso a todos!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário