Olá Amigos TSBloggers!
Muito provavelmente se você nunca consumiu, já ouviu dizer sobre a Creatina, e é mais provável ainda que os comentários sobre esse nutriente não tenham sido dos melhores.
É um grande erro a mania de julgar sem conhecer, e para que comecemos a quebrar esse mito, vamos iniciar dizendo que o Brasil foi um dos últimos países a liberar a comercialização de suplementos a base de creatina e cafeína. A Anvisa comunicou oficialmente a liberação em 27 de abril de 2010.
Afinal o que é a Creatina?
Falando de maneira bem objetiva, a creatina é um aminoácido, portanto também age na formação das proteínas, sua produção em nosso organismo ocorre por meio dos rins e fígado, e somente pode ser encontrada nos alimentos a base de carne e peixes.
A Creatina Mono-Hidratada é incolor e cristalina, utilizada pelo tecido muscular, principalmente como fonte de energia.
Benefícios da Creatina:
Estudos realizados comprovaram que a Creatina melhora a performance dos atletas, especialmente aqueles que praticam atividades que requeiram explosões rápidas de energia, assim como é muito eficaz na recuperação após essas explosões.
Além disso também auxilia no ganho muscular e atua beneficamente em doenças do foro muscular.
Os atletas praticantes de culturismo são os que mais consomem a Creatina, tanto pelo aumento da potência, como também pelo fato de ser uma forte aliada no aumento da massa muscular, mas nem sempre levam em consideração que esse "aumento" pode não ser proveniente do crescimento muscular e sim por efeito da retenção de líquidos proporcionada pela Creatina.
Modo de atuação da Creatina no organismo:
Basicamente a Creatina age nas organelas das células, promovendo energia e aumentando a quantidade de água, dando então maior volume a mesma, o que resulta em maior densidade e força física.
Explicando de modo bem prático como é possível que os músculos se desenvolvam se estamos falando em retenção de líquidos, é bem simples:
A Creatina puxa água de fora para dentro das células, o que faz inchar suas membranas, dessa forma ela fica com muito mais pressão e consequentemente essa membrana vai se afinando. Nesse momento o cérebro recebe um comando para que se aumente a síntese proteica na região afetada com alta pressão, esse processo justifica o aumento da estrutura muscular, pois é um princípio de defesa do organismo.
Efeitos secundários ao consumo da Creatina:
Estudos levados a cabo, relataram que nem os rins e tão pouco o fígado, além das funções da corrente sanguínea, foram afetados pelo consumo contínuo do suplemento a base de Creatina.
Na maioria dos casos os atletas não constataram nenhum tipo de efeito secundário. Não houve registros de toxicidade, porém houve alguns registros de desidratação causados pelo baixo consumo de água.
Modo de usar a Creatina:
Geralmente recomenda-se consumir a Creatina em duas etapas, a primeira chamamos de saturação, onde se consome em média 20 gramas do produto durante 5 ou 6 dias corridos, após esse período entramos na etapa de manutenção e nesse período o atleta deve ingerir de 2 a 5 gramas do produto por dia.
Alguns preferem tomar a Creatina 1 hora antes do treino, outras tomam logo após o treino e ainda temos uma terceira opção onde os atletas dividem a dose e consomem metade 1 hora antes do treino e a outra metade após o treino. O consumo após o treino é bem recomendado pois é nesse momento em que seu corpo está mais debilitado por ter sido submetido a atividades de alta intensidade, portanto é a hora mais oportuna para a absorção de nutrientes e a promoção da síntese proteica.
Dica para extrair o melhor do produto:
A Creatina já é muito potente por si só, mas como já sabemos ninguém vence sozinho, e na questão dos suplementos é igual, portanto para que se consiga os melhores resultados que produto pode lhe oferecer, recomenda-se uma alimentação saudável, e a Creatina deve ser consumida em conjunto com um suplemento a base de proteína, e principalmente não se esqueça de hidratar-se regularmente, pois a base do produto é a retenção de líquidos.
Boa sorte e sucesso!
Esporte é Vida, pratique essa ideia!
Até nosso próximo Post!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário