quarta-feira, 22 de maio de 2013

Arrisque mais nos treinos

Olá Amigos TSBloggers!

Hoje vamos falar sobre a criatividade nos treinos de Jiu Jitsu. Nas aulas é fundamental sermos atenciosos e disciplinados para pegar cada detalhe das técnicas que nos são passadas. Mas tem algo que não tem como um professor te ensinar: Criatividade.

A Criatividade consiste na atitude de ter coragem em fazer algo, portanto tem certos detalhes que você terá que aprender sozinho, muitas vezes sem que perceba, poderá criar uma posição eficaz ao seu jogo.
Tudo deve partir de um princípio e isso cada um tem o seu, o que quero dizer é que a necessidade  fará você se adaptar a algumas situações ou então a ser criativo para que saia de algumas encurraladas.
No meu caso a adaptação tem surgido por uma necessidade simples, estou com uma lesão nos pés e tenho imensa dificuldade de apoiar o peso do meu corpo sobre os calcanhares, sendo assim minha base automaticamente fica mais instável, o que facilita uma provável raspagem, então eu venho adquirindo nos treinos algumas bases que sejam boas e eficazes para mim, muitas vezes aos olhos de quem vê de fora pode ser uma base ruim, mas que ao meu jogo se encaixa bem, pois somente eu sei das minhas limitações, ou seja, venho tentando usar a criatividade para poder suprir uma deficiência temporária nos movimentos dos pés.
O mesmo ocorreu com as minhas mãos, pois logo no início dos treinos tive lesões nos dois polegares e isso obviamente dificultou um pouco as minha pegadas e até mesmo para executar alguns estrangulamentos, sinto que dependendo do jeito que posiciono meus dedos, eles doem e a posição acaba não saindo, sendo assim, mais uma vez tive que me adaptar ou então ficaria fora dos treinos. Pois bem, fui treinando sem perder o ritmo e logo consegui mudar pequenos detalhes na posição das mãos que hoje me permitem fazer uma luta em nível igual ao meu oponente, sem perder as pegadas e sem aumentar as lesões.
Aqui estou citando mais a questão da adaptação junto a criatividade, pois se eu não tentar nos treinos, imaginem ser surpreendido num campeonato, muito provavelmente eu teria que aprender da pior forma, então sou a favor de tentar, criar, experimentar nos treinos, para que no momento de uma luta,  tudo já esteja criado, lembrando que nem tudo que criamos será eficaz, então é de extrema importância saber analisar e reconhecer quando uma tentativa é frustrada e não terá eficácia, nesse caso a descartamos e partimos para outra.

Creio que o grande segredo em ser criativo, é ter a humildade de querer sempre aprender algo novo.
Também cito aqui algo importante que comprova a necessidade em ser criativo, pois nem tudo o que é bom para um, pode ser o melhor para outro, portanto vamos nos adaptar o tempo todo porque as espécies que sobrevivem não as que mais evoluem, e sim aquelas que melhor se adaptam.

Esporte é Vida, pratique essa ideia!

Até nosso próximo Post!

Boa sorte e sucesso a todos!

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt