quinta-feira, 23 de maio de 2013

A essência do Jiu Jitsu

Olá amigos TSBloggers!

É preciso tomar muito cuidado para não nos tornarmos lutadores sem objetivo.
Mas o que seria isso?

Pois bem, vou falar sobre mim, para poder exemplificar melhor o que estou dizendo. Com o passar do tempo meus treinos tem sido cada vez melhores, percebo isso principalmente no condicionamento físico, mas em matéria de luta, eu confesso que estava seguindo pelo caminho errado.
Todas as lutas que faço com oponentes do mesmo nível, vejo que consigo raspar, passar a guarda, estabilizar no 100kg e tudo mais, porém finalização que é bom...nada!
Meu jogo está bem melhor nos quesitos movimentação e posições de controle, mas é preciso algo mais, aliás é preciso o fundamental: Finalização!

É só voltar no passado e ver qual é a essência da arte suave, ou seja, o Jiu Jitsu não foi inicialmente criado para um cara pequeno pegar um oponente mais forte, jogá-lo no chão, passar a guarda, montar, pegar as costas. Nada disso, o Jiu Jitsu antes de mais nada é uma arte marcial e sua essência consiste na submissão, fazer seu adversário desistir, esse é o foco do negócio.
Portanto o Jiu Jitsu esportivo foi criado com regras específicas onde passar a guarda conta ponto, pegar as costas conta ponto, joelho na barriga também conta ponto, mas se entrarmos numa luta pensando em pontuar, estamos perdendo o principal da arte suave, que são as alavancas e submissões.
Se você for um lutador que busca a finalização o tempo todo,  e ao fim de uma luta não conseguiu pegar o seu adversário, e ele ainda saiu vencedor por uma vantagem, na minha opinião mesmo perdendo por uma vantagem os méritos seriam todos do lutador que buscou a finalização e não somente ficou tentando amarrar a luta para ganhar por pontos.
Após o treino de ontem, fiz essa análise do meu jogo e notei isso, que busco muitas posições de vantagem, mas preciso buscar a finalização, pois caso isso não ocorra, acabarei perdendo o "gás" e ao fim meu oponente poderá me vencer pois estarei muito cansado, e como no futebol, no Jiu Jitsu é igual: quem não faz, toma!

Portanto meu conceito mudou e agora, mesmo nos treinos, quero poder entrar no tatame para finalizar, no menor tempo possível, pois essa sim é a verdadeira essência da arte suave!
Se você estava no mesmo caminho, então ainda há tempo, repense e refaça suas estratégias, entre na luta para ganhar e ao belo estilo do Jiu Jitsu, faça seu oponente dar os famosos três tapinhas!

Esporte é vida, pratique essa ideia!

Até nosso próximo Post!

Boa sorte e sucesso!

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt