Quando o assunto é Proteína, o mundo lá fora ignora completamente a intensidade dos treinos e a necessidade fundamental deste nutriente. Além disso quanto mais intenso for o desgaste físico, maior a necessidade de proteínas.
Praticantes de musculação ou outros esportes de alta intensidade, devem manter o equilíbrio positivo de nitrogênio, ou seja, aumentar a síntese de proteína para favorecer o crescimento muscular. Assim o atleta que busca alto rendimento deve consumir em média de 2 a 3 gramas de proteína por quilograma de peso por dia.
O abuso no consumo de proteínas pode ser perigoso para os rins e para os ossos, mas isso pode ocorrer para pessoas que já tenham algum problema renal, mas para os atletas saudáveis, esse risco é descartado. Quanto aos ossos, diz a teoria que a ingestão excessiva de proteínas favorece a perda de minerais, todavia pessoas que praticam atividade física regularmente estão isentas desse problema.
É importante dizer também que as proteínas não são todas iguais, elas são como agrupamentos de aminoácidos, onde os mesmos produzem uma variedade de proteínas, que nos permite entender que qualidade, especialmente com respeito às proteínas, é mais importante do que quantidade.
A proteína de referência é a do ovo cru ou do leite. As proteínas de fonte animal são mais ricas em aminoácidos, do que as de fonte vegetal.
Todas as carnes vermelhas, bem como o peixe, contém proteínas completas, já as proteínas de origem vegetal, apresentam proteínas incompletas, o que sugere o consumo agregado a alimentos de origem animal.
As proteínas de modo geral, não são fontes de energia imediata, essa função fica para os carboidratos, que são os combustíveis essenciais para o corpo. As gorduras vem em segundo lugar. Somente em situações especiais as proteínas podem ser utilizadas para essa finalidade. Caso isso ocorra, significa que seu organismo estará perdendo massa muscular magra, e claro que é um sinal de que você não ingeriu todos os nutrientes necessários, a essa reação damos o nome de Catabolismo.
O corpo não tem capacidade de armazenar proteínas adicionais. Apenas alimentos ricos em proteínas, como os derivados do leite, carne vermelha, ovos, peixe, aves, cereais e produtos em pó à base de proteínas, podem contribuir no aporte correto para o corpo.
Por fim, o que é então uma proteína?
A proteína é um complexo orgânico nitrogenado constituído por aminoácidos. As proteínas são os principais substratos para a construção de músculos, sangue, pele, cabelos, unhas e orgãos internos.Também são necessárias para a produção de hormônios, anticorpos e para eliminação dos resíduos do nosso metabolismo.
Ficou clara a importância desse nutriente na dieta de qualquer atleta? Então não perca mais tempo e comece agora mesmo a melhorar seus resultados.
Para conhecer as variedades de proteínas, faça um tour pela loja virtual da Trade Sports na página deste blog : Suplementos/Artigos Esportivos.
Até nosso próximo Post!
Boa sorte e sucesso!
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário