Olá Amigos TSBloggers!
Você está querendo perder aquelas dobrinhas indesejáveis na cintura e pensa que correr pode ser um bom caminho para atingir o seu objetivo – isso mesmo! Correr não é apenas uma maneira saudável de emagrecer como também é a mais popular. E aliada a uma dieta saudável a corrida pode ser realmente eficiente quando se trata de perder peso.
A melhor coisa sobre a corrida é que é fácil praticá-la. Você não precisa de nenhum equipamento especial e pode correr em qualquer lugar e a qualquer momento.
Falando superficialmente, para perder peso é preciso gastar mais calorias do que se consome. Calorias são uma unidade de calor e são a fonte de energia de seu corpo. Quando você come, além de ingerir vitaminas e nutrientes, você também está obtendo calorias e fornecendo energia para o seu corpo.
O seu corpo utiliza a maioria das calorias que você ingere por dia para funcionar – e aqui estamos falando da respiração, circulação sanguínea, piscar, andar, falar e assim por diante. As calorias extras são então armazenadas no seu corpo como gordura (forma que seu corpo possui de guardar essa energia para o dia seguinte). Cerca de 3.500 calorias extras equivalem a 450 g a mais de gordura no seu corpo. E isso quer dizer também então que para perder essas 450 g é preciso queimar 3.500 calorias a mais do que você está acostumada a fazer. Resumidamente falando, isso quer dizer que quanto mais calorias você ingerir, maior a energia que precisará gastar para se livrar delas (para que elas não se transformem em gordura).
Então, onde é que a corrida se encaixa no meio de tudo isso, e ela realmente ajuda a emagrecer? Para falar de modo bem simples, correr ajuda você a queimar mais calorias e queimar mais calorias leva ao emagrecimento. Mas, quantas calorias são gastas em uma corrida e como você pode começar a correr para perder peso?
QUEIME CALORIAS CORRENDO
Já sabemos que para emagrecer é preciso gastar mais calorias do que você consome. E se o seu objetivo é realmente perder peso, você precisa encontrar maneiras de reduzir a quantidade de calorias que ingere ou aumentar a queima de calorias. Felizmente, uma corrida pode queimar aquelas calorias que você precisa.
A quantidade de calorias que você queima em uma corrida depende de uma série de fatores, mas o principal deles é o seu próprio peso. Em geral, você pode calcular o total de calorias gastas em uma corrida multiplicando o seu peso em pounds (lembre-se que 1 kg é igual a 2,2 pounds) por 0,75. Por exemplo, uma pessoa que pesa 73 kg (ou 160 pounds) queima 120 calorias em uma corrida de 1,6 km.
No entanto, correr 1,6 km não é fácil e queimar as 120 calorias que você deseja também não é. Mas lembre-se, emagrecer não acontece de uma hora para outra e pode durar semanas e até meses para que você comece a notar alguma diferença em seu corpo. E se você combinar a corrida com uma dieta saudável de baixa calorias e menor consumo de gordura saturada, é certo que os resultados aparecerão mais cedo. Ao ganhar músculos com a prática de exercícios o seu corpo passará naturalmente a queimar mais calorias do que antes já que um corpo mais musculoso queima mais calorias o tempo todo, não apenas quando você está correndo [fonte: Mayo Clinic].
O mais triste sobre a corrida – e os exercícios em geral – é que se você continuar a fazer a mesma quantidade de exercício todos os dias, o seu corpo se adaptará e precisará cada vez de menos energia para realizar determinado trabalho. Por exemplo, se você corre a mesma distância na mesma velocidade todos os dias é muito provável que queimará cada vez menos calorias do que costumava queimar no início. Para que isso não aconteça é preciso aumentar a intensidade, velocidade e duração do treino.
Na próxima página daremos olhada em algumas táticas específicas para emagrecer ao correr e algumas formas de se certificar que você não irá desistir.
PLANOS DE CORRIDA PARA EMAGRECER
O melhor plano de corrida para emagrecer começa gradualmente e aumenta a duração e intensidade com o passar do tempo. Começar devagar ajuda o seu corpo a se adaptar à nova rotina para que você não canse e mantenha-se motivado. Sentir-se esgotado logo no início pode se desencorajador e desistir porque o treino está muito puxado não é nada bom para a sua cinturinha.
Você vai correr com uma freqüência suficiente para que a corrida torne-se parte de sua rotina, mas não demais para que você desista de tudo rapidamente. Se você está apenas começando, experimente correr cerca de três vezes por semana. Mesmo que você só corra entre 10 e 15 minutos em cada sessão, o importante é que a corrida já está fazendo parte da sua rotina. A partir de então, aumente alguns poucos minutos por semana nos seus treinamentos.
Como mencionamos anteriormente, mudar ajuda o seu corpo a não se acostumar com o exercício. Uma forma de fazer isso é com intervalo de treinamento, ou alternando períodos de intensa atividade com períodos de atividades mais leves. No início, tente alternar entre andar e correr. Mais tarde, com o aumento da sua resistência, você pode alternar entre trotar e correr. Uma atividade física intensa queima bastante calorias, mesmo que seja por um curto período de tempo. Além disso, essa forma de treinar também evita que você se canse muito rápido.
Outra forma de não deixar que seu corpo caia na rotina é correr em uma subida. Os benefícios disso são fáceis de serem reconhecidos – se você já tentou andar ou correr em um local íngreme sabe que é muito mais difícil. E se é muito mais difícil vai acabar queimando mais calorias.
Por fim, seus hábitos alimentares precisam estar alinhados com seu plano de corrida. Só porque você começou a correr não significa que você pode comer o que quiser – se você estiver queimando mais calorias, mas também comendo mais, não irá emagrecer. Além disso, o seu corpo é a única máquina que você precisa para correr, então mantenha-o abastecido com os alimentos corretos e você verá a diferença na próxima vez que subir na balança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário