Quando fazemos parte de um time ou uma equipe, esperamos encontrar pessoas unidas, que torçam uma pelo sucesso da outra.
Apesar do Jiu Jitsu ser um esporte individual, é importante dizer que as técnicas de um lutador são adquiridas por meio do trabalho árduo e treinamentos realizados por um conjunto de pessoas.
Portanto a consagração de um lutador é na verdade a consagração de uma equipe inteira.
Infelizmente é comum ver nos treinamentos alguns " atletas " que estão mais preocupados em tentar "passar o trator " em alunos novatos do que propriamente aprender novas técnicas, trabalhar suas dificuldades e compartilhar seus conhecimentos com aqueles que ainda não o possuem.Esse tipo de conduta não condiz com o espírito de equipe, além de poder implicar na desistência de novos adeptos.
Quando iniciei no Jiu Jitsu, por motivos óbvios eu compensava a falta de técnica com a força, então ficava aquela luta feia, desgastante, mas isso também ocorria porque geralmente as pessoas com quem eu treinava já eram mais experientes e a maioria queria me finalizar de todas as formas...até que um dia tive a oportunidade de fazer um treino com o Elizeu e ali me surpreendi, pois por ser uma atleta mais graduado eu achava que seria uma luta onde eu faria o papel de um boneco de pano, mas o que ocorreu foi bem diferente disso, pois ele aproveitou a oportunidade para me passar alguns detalhes e dicas valiosas que me ajudaram muito e me ajudam a cada dia.
Naquele dia aprendi o quanto é importante compartilharmos os nossos conhecimentos, pois quando ensinamos, automaticamente também aprendemos e refinamos nossas técnicas.
É necessário saber que todos estão ali para aprender e não para ser humilhado, até porque o mundo gira e aquele que você finalizou tantas vezes, poderá um dia ser a pessoa que vai te finalizar.
Como sempre digo, sou um eterno aprendiz, mas hoje tive a oportunidade de rolar com um atleta que estava tenso, imprimindo toda a sua força, mas com muita tranquilidade, um jogo solto, pude também compartilhar algumas coisas com ele, e sei que no fundo será útil nos próximos treinos.
Percebam que não estou dizendo que devemos aliviar o tempo todo, que não devemos finalizar quando houver oportunidade, mas que é fundamental ter discernimento para identificar cada situação e o limite técnico de cada atleta, e principalmente sendo ele da sua equipe, não deixe de ajudá-lo quando puder.
É isso pessoal, o verdadeiro lutador é aquele que supera seus próprios limites e não aquele que tenta o tempo todo superar seu oponente.
Dê sua opinião sobre o assunto, não deixe de comentar ok?
Curtam também nossa página no FaceBook: www.facebook.com/tradesportsnt
Até nosso próximo Post!
Boa sorte e sucesso!
Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:
Postar um comentário