Olá Amigos TSBloggers, hoje quero falar sobre um tema muito importante: lesões durante os treinamentos de Jiu Jitsu.
Esse tema foi inspirado pelo que ocorreu comigo na última terça feira dia 09 de abril de 2013.
Eu vinha me sentindo muito bem nos treinamentos, notei uma boa evolução nos pontos que eu mesmo considerava deficiente, e na verdade era para ser somente mais um dia de treinamento com a equipe, mas bastou um movimento errado, fora da regra... e no momento em que eu sofreria uma raspagem (termo utilizado quando o atleta que está por baixo, consegue inverter a posição e ficar por cima do oponente), meu instinto de defesa foi colocar a mão direita sobre o tatame e nesse instante todo o peso do meu parceiro foi arremessado contra o meu polegar, e o resultado disso uma torção muito forte no dedo, muita dor, além de inchaço e um hematoma considerável, por fim foi diagnosticada uma luxação no polegar e punho direito.
Essa situação me fez pensar em muitas coisas e fiquei curioso também. O primeiro passo foi tentar entender um pouco mais sobre essas lesões, e conforme pesquisa que realizei concluí que as lesões nos dedos das mãos são bem comuns no Jiu Jitsu, perdendo somente para as lesões no joelho, ombro, lombar, cotovelo e braço.
Além disso notei algo muito importante, pois não mencionei que a duas semanas tive a mesma lesão no polegar esquerdo que ainda está em recuperação, mas por mais loucura que pareça, sinto que meu cérebro se prepara contra ataques no local lesionado, pois observei que desde a data dessa lesão, não permiti que ninguém mais " encostasse " no meu polegar esquerdo, é como se já estivesse condicionado a não se lesionar novamente. É claro que estou aqui falando de uma experiência própria e que a confirmação do que estou relatando aconteceu ontem, pois mesmo com o polegar super debilitado, resolvi ir ao treino e acabei fazendo tudo, inclusive o " rola " e como eu já imaginava, meu dedo lesionado não foi exposto ou submetido a nenhuma, absolutamente nenhuma situação de risco.
Não estou aqui falando de sorte e sim de algo real que é importante notar, e cheguei a conclusão de que as lesões vão ocorrer sim, mas como tudo na vida tem o lado positivo, que são: o amadurecimento e a experiência que se adquire, portanto o negócio é se recuperar bem e saber que outras lesões podem ocorrer, mas é importante não desistir.
Outro ponto não menos importante é que situações como essa nos faz entender a razão de tantas regras, como não segurar com o dedão por dentro e recomendações com a cervical, enfim...nada é por acaso, portanto vamos lutar e treinar com consciência, sempre respeitando nossos parceiros de treino e respeitando as regras do jogo.
Lembro-me de um ditado que diz: O Esperto é aquele que aprende com os próprios erros, e o Inteligente é aquele que não precisa errar, pois aprende analisando os erros dos outros.
Portanto vamos tentar ser mais inteligentes nos treinamentos e na vida!
Quero também esclarecer que não recomendo que nenhum atleta treine lesionado, pois o risco é muito grande, eu resolvi correr o risco por conta própria, mas ressalto que não incentivo essa prática.
É isso aí pessoal, espero que tenham gostado e que as dicas sejam úteis de alguma maneira.
Até nosso próximo Post!
Não deixem de visitar as novas páginas do Blog.
Marcelo Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário