Olá Amigos TSBloggers!
Grande parte dos lutadores de jiu-jitsu acabam desenvolvendo algumas lesões durante sua vida de treinos e competições. As hérnias são algumas dessas lesões, e são consideradas lesões muito graves, dependendo do nível, podem levar o praticante a abandonar os tatames. Essas lesões são atribuídas muitas vezes ao tipo de esporte praticado. Devido as suas características, o jiu-jitsu, acaba contribuindo de forma negativa, a formação dessas lesões.
Essas lesões podem ser evitadas e ou diminuídas durante a prática desportiva, para isso, alguns cuidados que devem ser seguidos.
O treino de jiu-jitsu, por si só já é altamente agressivo, sendo assim o primeiro cuidado que devemos ter é com a preparação para o treino. Um aquecimento bem direcionado e específico se faz indispensável, aquecer a região lombar e o abdômen, já que essas duas regiões dependem uma da outra, pois para uma contrair a outra tem que ceder. A região do pescoço, que deve ser movimentada para todos os lados e em todas as direções com movimentos repetidos dezenas de vezes, utilizando-se também de rolamentos para frente e para traz. Não devemos confundir alongamento com aquecimento, pois o alongamento, dependendo da forma que for executado, relaxa a musculatura e a deixa “solta”, podendo agravar o risco de lesão, pois vamos relaxar uma musculatura que em seguida devera produzir força, já o aquecimento prepara a musculatura para o trabalho “mais forte” que virá a seguir.
Outro cuidado que devemos tomar é com os exercícios de musculação, muitas das hérnias são adquiridas devido a má execução dos movimentos de musculação e a uma postura errada. Exercícios como abdução e extensão de ombros, por exemplo, devem ser evitados de serem executados na posição sentado, pois causam uma pressão maior na região lombar, já uma carga muito grande no exercício do supino, sobrecarrega a região cervical, podendo ser um grade fator para desencadear uma hérnia nessa região. Devemos tomar muito cuidado com os exercícios realizados em pé, como por exemplo, a rosca bíceps, quando colocamos uma carga excessiva acabamos “ajudando” com o balanço do corpo e causamos uma sobrecarga muito grande na região lombar, contribuindo assim para o escapamento de um disco, causando assim a hérnia. Por isso não devemos exagerar nas cargas durante a musculação e realizar o treino de “maromba” sempre com a ajuda e supervisão de um profissional da área.
Utilizar os cintos que “prendem” a lombar, pode ser mais prejudicial, pois ele ajuda a sustentar um pouco mais a lombar, mais acaba fazendo com que o a musculatura abdominal fique mais relaxada, o que não é aconselhável, pois as duas musculaturas devem sempre trabalhar juntas.
Além desses cuidados, devemos criar mecanismos para que nosso corpo se proteja durante o treino de jiu-jitsu, para assim diminuirmos os riscos de lesão. Exercícios específicos de musculação são de grande valia para nosso corpo. Para a região lombar os exercícios de extensão da coluna, aliados a alguns exercícios específicos de abdominal, contribuem para o fortalecimento da região lombar, fazendo assim com que ela fique mais protegida durante o treino de jiu-jitsu. Exercícios como levantamento/agachamento terra e stiff, também são muito bons, porém são exercícios mais avançados, necessitando de um bom nível de treinamento e de orientação de um profissional da área.
Para a região cervical, fortalecer os músculos do pescoço é fundamental, sendo que o principal não é a força que esses músculos podem produzir, mais sim a velocidade que esses músculos podem se contrair. Durante um combate não podemos prever um impacto na cabeça, e nem para que lado ela ira virar, por isso a importância da velocidade de contração. A musculatura deve contrair antes que nosso cérebro processe o movimento que esta acontecendo, fazendo assim um arco reflexo. Por exemplo: ao encostarmos a mão em uma panela quente, afastamos a mão antes de perceber o que aconteceu, depois que tiramos a mão é que percebemos que encostamos em algo quente. O mesmo deve acontecer com nossa musculatura da região cervical.
Para aumentarmos a velocidade de contração devemos utilizar exercícios proprioceptivos, que nos façam contrair antes de percebermos o movimento. Às vezes os exercícios mais simples são os mais eficazes.
Um grande aliado a prevenção e ao tratamento das hérnias são os exercícios de alongamento, que devem ser feitos separados do treino de jiu-jitsu e sobre a orientação de um profissional da área. Quanto antes diagnosticarmos as hérnias, mais fácil será o tratamento.
Boa sorte e sucesso a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário