terça-feira, 16 de julho de 2013

Psicologia do Esporte

Olá TSBloggers!

O Esporte e a psicologia começaram a ter uma relação mais profunda no final do século XIX, quando os pesquisadores começaram a se aprofundar nos aspectos psicofisiológicos sobre as atividades físicas e esportistas.
A partir dessa rápida evolução com o surgimento dos novos pesquisadores e instituições, deram à psicologia do esporte o suporte necessário para atuar no cenário esportivo competitivo tendo como objetivo auxiliar técnicos e atletas nas dificuldades psicológicas e sociais, a fim de encontrar segurança e autoconfiança trazendo melhor rendimento nas competições.

O objetivo e meta do treinamento psicológico é a modificação dos processos e estados psíquicos, portanto estão ligados à obtenção do mais alto nível de preparação psicológica para as atividades.
A psicologia do esporte é uma ciência que estuda as condutas e os processos psíquicos de atletas, ela persiste em conhecer e melhorar as condições internas do praticante esportivo, com propósito de otimizar o potencial físico, técnico e tático, adquiridos durante processo de preparação.
A importância da preparação psicológica está em acelerar os processos naturais de desenvolvimento das qualidades psíquicas e propriedades da personalidade mais relevantes aos esportistas.
Para poder desenvolver um trabalho psicológico adequado e com qualidade existem vários fatores que estão relacionados ao rendimento do atleta:

Concentração

Constitui na melhoria da capacidade de focar a atenção em um ponto fixo.
Capacidade de dirigir a consciência a um determinado objeto ou uma ação, ou seja, capacidade de atenção a um ponto específico.
A concentração pode ser considerada como a habilidade de focalizar em estímulos relevantes do ambiente e de manter esse foco ao longo do evento esportivo.
Ter concentração é ser capaz de analisar uma situação para saber o que fazer e possivelmente antecipar o que seu adversário está para fazer, é a chave da habilidade de atenção.

Motivação

Refere-se a fatores e processos que levam as pessoas à ação ou inércia em determinadas situações.
Considera a motivação como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta.
A literatura discute a motivação com dois conceitos:

-A Motivação intrínseca que se define pela participação de um atleta em uma determinada atividade sem recompensa externa, apenas pelo prazer natural.
-A Motivação extrínseca se refere a recompensas externas, como dinheiro ou prêmios que os atletas recebem após suas conquistas.

Ativação

É uma mistura de atividades fisiológicas e psicológicas em uma pessoa e refere-se às dimensões de intensidade e motivação em um determinado momento.
Segundo Fleury (1998) o nível de ativação é ter a consciência das situações no esporte competitivo que lhe causam ansiedade e descobrir como você responde a esses eventos.

Liderança

É a força vital de organização de sucesso, podendo ajudar a desenvolver novas direções e objetivos.

Portanto a psicologia do esporte é um campo ainda muito estudado, tendo várias definições por autores diferentes, além de outros fatores relacionados ao rendimento dos atletas, mas todos fazem parte de um treinamento e trabalho de preparação física, técnica e tática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt