quinta-feira, 18 de abril de 2013

Não devemos bater para o cansaço!

Olá Amigos TSBloggers!

Hoje vamos falar sobre um tema muito comum nos treinos de jiu jitsu e que pode retardar a evolução de qualquer atleta, que é a falta de preparo físico.
Quando o lutador está esgotado demais e não consegue continuar o combate ele pede para o treino ser interrompido. Geralmente esse fato ocorre quando sua guarda foi passada ou quando seu oponente conquista a montada.
A pessoa que fica por baixo considera a melhor solução bater imediatamente, em vez de aguardar a finalização que certamente está por vir.
Com essa iniciativa, o atleta tenta transmitir a ideia de que se não estivesse cansado, ele jamais perderia a luta ou seria finalizado, quando na verdade essa é uma grande ilusão, um ato de vaidade, além de que esse ato bloqueia a raça e a força de vontade do lutador.
Essa é uma questão difícil de ser percebida num primeiro momento, inclusive confesso que eu mesmo já bati muitas vezes por esse motivo, e quando isso ocorria a lamentação imediata era: Que droga, cansei!
Se olharmos por outro ângulo, o correto é reconhecer que perdemos para o nosso oponente, que conseguiu impor seu ritmo de luta e que dessa maneira o mérito é todo dele.
A evolução nesse esporte assim como em outros depende de uma rigorosa honestidade do praticante consigo mesmo.
Já notei que existe o caminho das pedras e que para se tornar um faixa preta é necessário percorrê-lo de ponta a ponta, tudo isso faz parte do amadurecimento como atleta e pessoa.
Há honra em bater para uma chave bem encaixada, mas não existe honra em bater para o cansaço!

Até nosso próximo Post.

Boa sorte e sucesso!

Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário


A maneira mais fácil e rápida de saber as novidades e promoções da Trade Sports, basta nos seguir: @tradesports_nt